quinta-feira, 28 de julho de 2016

Relato de experiência: Atividades de acompanhamento no PET Computação



Atualmente, já faz parte da cultura do PET Computação a atividade de Acompanhamento. É uma atividade simples, que requer pouca dedicação em tempo dos integrantes, mas que contribui fortemente para o andamento das atividades. Neste texto, pretende-se compartilhar um pouco de nossa experiência com esta atividade e tentar transmitir por que o PET Computação a considera importante.


O Acompanhamento é uma atividade de respondibilidade de uma pessoa do grupo, cujo dever é lembrar e notificar os outros integrantes de suas responsabilidades. Contudo, a ideia não é que o Acompanhamento sirva como um método de coação ou pressão, mas sim de um momento em que todos os integrantes possam visualizar as responsabilidades e pendências, para um curto período de tempo, que o grupo delegou e dividiu entre si.  Isso contribui com a organização e eficiência do grupo, pois é possível que uma pessoa atarefada esqueça de alguma responsabilidade sua, e ter alguém já com a função de lembrar a todas e todos de suas obrigações evita tais esquecimentos. Além disso, o acompanhamento serve como um registro de pendências, podendo ser um termômetro de ineficiência, se, por exemplo, alguma atividade estiver sendo revisitada no acompanhamento já há algum tempo.


Além de servir como registro e lembretes de objetivos e pendências, o Acompanhamento serve também para: planejar futuras atividades; criar senso de responsabilidade nos integrantes; criar o sentimento, no grupo, de estar em intensa atividade, o que é estimulante; melhor compreender prioridades e problemas não resolvidos; e, por fim, contribui com o fluxo de atividades que sejam dependentes.


O grupo define como realizar sua atividade de Acompanhamento. Nós, do PET Computação, a realizamos semanalmente e utilizamos threads no e-mail do grupo e notificações em documentos virtuais (as pautas das reuniões) para enviar as notificações e lembretes das atividades a serem realizadas.


O Acompanhamento deve ser compreendido como uma extensão das reuniões do grupo! Portanto, é necessário que os integrantes estejam envolvidos nesta atividade!

Por,
Ítalo Medeiros - Integrante do PET Computação








Nenhum comentário :

Postar um comentário