quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Recapitulando: Computação e Inglês – Memória

Slides do recapitulando de Memória
Você sabe o que significa o termo memória? Você tem uma boa memória? Você usa sua memória frequentemente? Quando foi o seu primeiro beijo? O que você fez neste final de semana? Quando foi a última vez que você teve uma viagem? Estas perguntas podem parecer bobas mas sem memória nenhuma delas poderia ter resposta.

O termo memória pode ser definido basicamente como a capacidade de armazenar informações e depois recupera-las posteriormente. Fazemos isso automaticamente quando precisamos relembrar o número de telefone daquele paquera que você conheceu no barzinho, por exemplo.


De uma forma geral temos dois tipos de memória, são eles:
  • Memória de longo prazo: que é basicamente a capacidade de armazenar informações que você julga importante ou significante. Informações que serão armazenadas e poderão ser recuperadas por um longo prazo. Uma atenção especial, o termo importante e significante pode ser relativo. Por exemplo: pode ser significante para fulano saber que horas o seu ônibus passa na parada da faculdade, por outro lado, pode não ser significante esta mesma informação para sicrano.
  • Memória de curto prazo: o oposto do outro tipo de memória. Basicamente a capacidade de armazenar informações que você julgue mundanas ou de rotina. Informações que serão armazenadas e não poderão ser recuperadas por um longo prazo. Por exemplo: que horas você passou pelo supermercado enquanto se dirigia da faculdade para casa.
Muitas coisas podem afetar a sua capacidade de memória, como por exemplo: consumo de álcool e drogas (legais e ilegais), doenças (Alzheimer e demência) e acidentes que envolvem a cabeça. Você pode tentar verificar a sua capacidade de memória se fazendo as seguintes perguntas:
  • O que você fez ontem?
  • O nome do seu primeiro amor?
  • Quando você foi ver o médico?
  • O que você fez na última quinta-feira?
  • O que você comeu no seu café da manhã?
  • Quando você teve uma viagem de férias?
  • Quando você foi para a praia?
Treine o seu cérebro e seja fit
Se você não conseguiu responder boa parte das perguntas talvez você esteja precisando exercitar sua mente para aumentar sua capacidade de armazenar informações em longo e curto prazo. Entre os vários métodos para melhor sua capacidade de memorização, escolhemos 3 que são bem simples e podem ser bem eficientes caso você exercite-os diariamente, são eles:
  • Tente manter sua concentração: mantenha a concentração naquilo que se deseja memorizar.
  • Mantenha o foco: se você não mantém o foco naquilo que observa dificilmente conseguirá memorizar esta coisa concorda?
  • Meditação: todas as técnicas de meditação treinam o foco e concentração, desta forma ela influencia de forma direta na capacidade de memorização.
Finalmente você deve estar se perguntando: qual a ligação do curso de ciência da computação com este tema? A resposta é gritante: toda! Saiba o por quê: todos os dispositivos computacionais utilizam memória, isto ocorre graças a arquitetura de computador proposta por Von Neumann. 

Arquitetura de computadores proposta por Von Neumann

Acesse a apresentação deste recapitulando na web clicando aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário