quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Recapitulando: Software Livre - Uma breve introdução




Creio que para os que não conhecem nada sobre o assunto, a primeira coisa que veio à mente foi “O que é software Livre?”. Podemos definir o Software Livre, de uma maneira genérica, como um tipo de software que o usuário pode modificar e utilizar da forma que bem entender, sem necessariamente precisar da permissão do fabricante. Pensando em uma forma mais abrangente e coesa, podemos dizer que todo Software Livre possui quatro liberdades, que são:

             0 - Executar o programa como desejar, para qualquer propósito;
1 - Estudar como o programa funciona e adaptar como quiser;
2 - Redistribuir cópias do programa;
3 - Distribuir cópias de suas versões modificadas a outros;

mito.jpg
Richard Stallman
Essas liberdades foram idealizadas por Richard Stallman, em 1985. O mesmo tem uma historia curiosa e interessante que de uma certa forma abre os olhos para uma das utilidades do Software Livre. Stallman que até então trabalhava no Laboratório de Inteligência Artificial do MIT estava tendo um problema com a impressora do departamento, o mesmo era um pesquisador e sabia resolver o problema, contudo, a fabricante  da  impressora não forneceu o código. Isso então  despertou a preocupação do mesmo como usuário e pesquisador, já que ele tinha plenas condições de resolver o imbróglio, porém, foi impossibilitado pois não tinha autorização para isso. A partir disso suas ideias se fomentaram e mais tarde Stallman criou a FSF, importante fundação na propagação do Software Livre.

O Software Livre, assim com vantagens, também apresenta desvantagens. Para exemplificar, podemos citar dois exemplos globais. O primeiro exemplo se dá na cidade de Toulouse, noticia no ano passado, que a priori economizará cerca de 1 milhão de reais com a utilização do Software Livre, mais precisamente com o uso do LibreOffice. Isso pode evidenciar que de uma certa forma o Software Livre pode ser uma boa alternativa para reduzir custos. O segundo exemplo se dá pela cidade de Munique, que em 2003 foi pioneira na utilização do Software Livre e hoje encontra alguns problemas. Os Softwares utilizados na cidade são incompatíveis com alguns softwares utilizados no restante da Alemanha. Além disso, Munique necessitou criar alguns Softwares para conseguir realizar certas atividades, caracterizando um custo adicional. Portanto, o caso de Munique dá evidências de algumas desvantagens desse tipo de software.  
Finalizando essa breve introdução e caso você tenha ficado interessado no assunto, aqui estão expostos alguns links que podem ser interessantes na aprofundação sobre esse tema que é bem vasto e intrigante:
   
             Esse recapitulando foi realizado pelo petiano Rafael Bruno A. de Sousa e como o próprio título já diz, visava dar uma introdução a esse assunto da área de computação. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário