sexta-feira, 29 de maio de 2015

Mercado de trabalho sem fronteiras: Google e Facebook

Nos últimos meses o PET Computação UFCG teve a honra de organizar juntamente ao Projeto Olímpico e às próprias empresas, alguns eventos com o intuito de aproximar mais os estudantes do nosso curso com a realidade das maiores empresas de tecnologia do mundo, além, é claro, de estabelecer um canal direto com essas empresas no intuito de "exportar" alunos para estágios e empregos, como já vem ocorrendo comumente nos últimos tempos - com a tendencia de se tornar ainda mais normal esse fluxo.

O primeiro a nos visitar, no dia 19 de Março, foi o Davi Pires, engenheiro de software do Google Belo Horizonte. Ele teve um diálogo sobre Educação e Carreiras em Ciência da Computação. A conversa aconteceu no auditório do CEEI, na UFCG, que estava completamente lotado, contando com a presença de alunos da graduação (UEPB e UFCG), pós (UFCG) e, até mesmo, secundaristas (IFPB). O Davi era um convidado do Projeto Olímpico, coordenado pelo prof. Rohit, e aproveitou a vinda à cidade a convite do mesmo para falar um pouco sobre sua trajetória que se iniciou na UFPE, passando por experiências da graduação, na pós e no ramo dos negócios, até parar na multinacional Google. Ele ainda abordou curiosidades, incentivou estudantes a submeterem currículos para estágios e empregos, deu diversas dicas de como fazer para chegar até lá e respondeu diversos questionamentos do público.
Davi Pires (Google BH)
A segunda visita foi do também engenheiro de software do Google, mas dessa vez do escritório de NYC, Diego Cavalcanti. Diego é natural de Campina Grande e fez graduação e mestrado na UFCG. A sua palestra: Da UFCG ao Vale do Silício, não poderia ter um nome mais objetivo - apesar de Diego não trabalhar no Vale do Silício, propriamente dito. Ele falou muito sobre a empresa, o regime de trabalho, a liberdade dos funcionários, as diversões, a metodologia, a convivência, os benefícios financeiros, etc. Além disso, ele também fez uma série de recomendações àqueles que pretendem um dia submeter seus currículos ao Google. A palestra ocorreu dia 30 de Abril no Centro de Extensão José Farias, que tem capacidade para aproximadamente 150 pessoas e estava completamente lotado.

Diego Cavalcanti (Google NYC)
O evento mais recente aconteceu no último dia 27 (quarta-feira) e ocorreu no CAA 405. Victor Silva, assim como os demais palestrantes, falou um pouco sobre a empresa e o ambiente de trabalho. Ele foi estagiário do Facebook no período em que fez intercâmbio nos EUA na universidade de Cornell e voltará em 2016, quando se forma pela UFCG, aos EUA para trabalhar como Engenheiro de Software full time da empresa. Hoje é Embaixador do Facebook no campus da UFCG. Durante a apresentação, além de abordar o convívio e a estrutura da empresa, ele tratou o assunto de forma objetiva, recebendo currículos e falando sobre oportunidades existentes e como aproveitá-las. Por fim, ele realizou uma série de perguntas aos participantes similares às que são feitas em entrevistas para estágios/empregos e premiou àqueles que souberam responder com souveniers do Facebook.

Victor Silva (Facebook)
Em todas essas ocasiões os palestrantes deixaram claro que essas empresas se interessam por estudantes brasileiros, dando diversas oportunidades que podem ser alcançadas de diversas formas, mas que todos esses caminhos requerem responsabilidade e esforço. A recompensa... essa parece muito óbvia.

O PET Computação gostaria de agradecer a todos os palestrantes pela disponibilidade e a prestatividade de colaborarem com o futuro dos estudantes de Computação da UFCG.

Nenhum comentário :

Postar um comentário