quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Ciclo de seminários #3: "Como ser um líder"

Ontem, 19 de novembro, aconteceu o seminário: "Como ser um líder" , apresentado pela petiana Mayza Nunes. A apresentação abordou o conceito liderança, e como seu significado mudou com o passar do tempo. Pois antigamente se pensava que as pessoas que possuíam certas características físicas e sociais teriam sido agraciadas e escolhidas por Deus para serem lideres, e quem não atendia esses requisitos seria condenado a ser um liderado o resto da vida, isso era o que defendia a teoria dos traços. Com o passar dos tempos os estudiosos perceberam que essa teoria nem sempre era verdade, haviam pessoas que atendiam esses requisitos e não conseguiam ser um líder e vice-verso.


Daí surgiram outras teorias, as comportamentais e contingenciais. Em síntese a teoria comportamental define alguns estilos de liderança, dentre eles o autocrático, democrático e liberal. Na apresentação discutimos suas respectivas características, vantagens e desvantagens. Enquanto isso a teoria contingencial, defende a tese que o estilo de liderança não deve ser fixo, e sim moldado de acordo com a situação.


Depois de entender esses conceitos, foram explicadas algumas características de lideres, e algumas técnicas de como aplicá-las ao nosso dia a dia. Além disso discutimos os 8 papeis de um líder e o árduo caminho para se tornar um completo, pois além de conhecimento, um líder deve ter bastante experiencia. Ser um líder não é uma questão de sorte e sim de dedicação. Você pode ver a apresentação aqui.

.

2 comentários :

  1. Oi, tudo bem? Não sei como funciona a escolha dos temas do seminário, mas eu tenho duas sugestões:

    1 - Recentemente saiu uma matéria onde informava que o Google recomendava certos cursos/sites onlines para futuros candidatos a cargos na empresa. Okay, e daí? E daí que mostra a importância dessas ferramentas na complementação da formação de um cientista da computação. Ânn.. okay.. e o que você quer? Bem, eu acharia interessante um seminário que abordasse esse assunto, contudo focando na UFCG. O que seria interessante para se aprender fora da Universidade, ou complementar o que se já estuda aqui através dessas ferramentas? Obviamente não focando no mercado ou coisa do tipo, mas na formação de um cientista da computação por si só.

    2 – Sobre o aluno que deseja ingressar na pós-graduação(stricto sensu) Quais os requisitos, quando se deve pensar nisso, pós-graduação é a escolha certa para você, o que um pós-graduando realmente faz, futuro de um pós-graduando, etc. Acho que por mais que meio que se decida isso mais para o final do curso(mercado ou pós-graduação), incentivar ou explicar isso de uma forma mais generalista seria bacana.

    Anyway, é isso. Ah, e por favor, se algum dos temas for interessante para os mesmos, façam de 4h. Por que de 2h eu tenho aula. Lol.

    Ps: Desculpa a informalidade, contudo, não tive a menor intenção ou vontade de ser formal.

    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! É sempre muito bom receber dicas, com certeza iremos tentar ser uteis.

      Excluir