quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Aluno da UFCG obtém a primeira colocação na OBI




Lucas de Matos Figueiredo acertou todos os problemas da prova






Um aluno do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) obteve a primeira colocação da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) 2014, na modalidade universitária.
Lucas de Matos Figueiredo acertou todos os problemas da prova e obteve a Medalha de Ouro da maior competição nacional de programação para alunos que estejam cursando até o primeiro ano do ensino superior, realizada anualmente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em SP.
“Outros alunos da UFCG também se destacaram na competição: Victor Almeida ficou em nono lugar, obtendo a Medalha de Bronze, enquanto que Gustavo Alves ficou em 17º lugar, obtendo Honra ao Mérito”, comemorou o professor Rohit Gheyi, que coordena o projeto olímpico do curso.
Para ele, as olimpíadas científicas, mais do que competições entre jovens que envolvem conhecimentos científicos de alto nível, são uma importante ferramenta educacional que têm impacto direto na formação de recursos humanos de elevado gabarito em ciências.
"No Projeto Olímpico da Computação na UFCG, organizamos cursos de capacitação em disciplinas básicas importantes no cenário mundial na área de Informática, preparando os alunos para as competições", resume.
Observando a lista de premiações, é possível verificar que o trabalho tem dado excelentes resultados. Em edições anteriores da OBI, por exemplo, a UFCG já obteve três medalhas de ouro (2010, 2011 e 2012), uma medalha de prata (2013), uma medalha de bronze (2012), e uma honra ao mérito (2013).
Além disso, coleciona conquistas inéditas, como a Medalha de Ouro na Olimpíada Internacional de Informática, em 2011, a primeira conquistada por um brasileiro na história da competição (Felipe Abella), bem como a Medalha de ouro na XV Maratona de Programação dos Alunos da USP em 2011 (Diogo Anderson, Felipe Abella, Phyllipe César); Medalha de ouro na Maratona da SBC em 2011 (Diogo Anderson, Felipe Abella, Phyllipe César); Campeão Latino Americano na ACM/ICPC em 2012 (Diogo Anderson, Felipe Abella, Phyllipe César); Medalha de ouro na Olimpíada Ibero-americana de Informática em 2013 (Mateus Dantas) e Medalha de ouro na XVII Maratona de Programação dos Alunos da USP em 2013 (Felipe Abella), dentre outras.
(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 04.11.14)
Parabéns Lucas pela medalha!

Nenhum comentário :

Postar um comentário